Todos percebemos que o Facebook gosta de inovar e apresentar coisas novas periodicamente. Agora a rede social volta a surpreender com o lançamento de uma nova linguagem de programação, o Hack.
Encontra-se ainda numa fase inicial e apenas agora foi lançada para a comunidade Open Source, mas a verdade é que uma grande parte da maior rede social do mundo já se encontra desenvolvida nesta linguagem que é uma espécie de PHP vitaminado. Vamos então conhecer esta novidade.
Diz a malta do Facebook que o Hack é o futuro e que vai poupar horas de codificação aos programadores por esse mundo fora. A grande vantagem apresentada é mesmo o aumento na velocidade da programação.
Basicamente o que o Hack faz é combinar o melhor de dois mundos, tendo o programador a oportunidade de utilizar as vantagens de uma linguagem de programação dinâmica (como o PHP) sem prescindir da segurança na detecção e prevenção de erros ou inconsistências de uma linguagem de programação estática (como o C ou Java).
Os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dizem que o Hack é uma linguagem de programação gradual e que é totalmente compatível com o PHP podendo mesmo haver coexistência entre as duas, havendo dessa forma uma parte do código em PHP e outra parte em Hack.
A companhia de Mark Zuckerberg diz-nos que já migrou a maior parte do código do Facebook de PHP para Hack, dando desta forma toda uma nova credibilidade a uma linguagem ainda em início de vida. Afinal de contas que linguagem disponibilizada à comunidade open source tem a oportunidade à partida de ser utilizada numa das plataformas mais visitadas do mundo?
Para os mais curiosos, a equipe de desenvolvimento do Hack disponibilizou aqui um pequeno tutorial para começar a perceber o funcionamento desta nova linguagem que promete facilitar a vida a muitas mentes por esse mundo fora.
Mais informações podem ser consultadas aqui.